sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

É possível a partilha dos pães?




O natal está chegando, e mais do que nunca a palavra SOLIDARIEDADE invade nossos dias...é possível partilhar o pão? Que possamos refletir sobre os verdadeiros motivos da fome no mundo e o significado da partilha dos pães.
Durante a Conferência Mundial , em 1974 ,sobre Alimentação, as Nações Unidas estabeleceram que “todo homem, mulher, criança, tem o direito inalienável de ser livre da fome e da desnutrição...”. Portanto, a comunidade internacional deveria ter como maior objetivo a segurança alimentar, isto é, “o acesso, sempre, por parte de todos, a alimento suficiente para uma vida sadia e ativa”.
Os dados que possuímos atualmente dizem que estamos ainda muito longe dessa situação de segurança alimentar para todos os habitantes do planeta, existem vários fatores apontados como causas por exemplo: O mundo não pode produzir alimentos suficientes, a população é maior que o numero de alimentos, que o mundo tem poucas terras favoráveis ao cultivo de alimentos...
Não vejo essas afirmações como sendo afirmações verdadeiras , pois, a terra tem recursos suficientes para alimentar a humanidade inteira. Existem países muito populosos, como a China, onde todos os habitantes têm, todo dia, pelo menos uma quantidade mínima de alimentos e países muito pouco habitados, como a Bolívia, onde os pobres de verdade padecem fome. Cai por terra também a afirmação de que o mundo tem poucas terras favoráveis ao cultivo pois há terras suficientes que, infelizmente, são cultivadas, muitas vezes, para fornecer alimentos aos países ricos já que o alimento ante deveria ser direito vital hoje muito mais é objeto do sistema capitalista, ou seja, consome quem têm como pagar por ele. Não escrevo aqui pensando só na Africa, não precisamos ir muito longe, alguém aqui perto nesse momento padece fome.
A solidariedade – capacidade de compartilhar dos sofrimentos de outras pessoas e, literalmente, colocar a mão no bolso para ajuda-las, é uma forma de colocarmos em prática a multiplicação dos pães. Compartilhando o que temos com quem nada tem . Mesmo que sabido que essa atividade não resolve definitivamente os problemas sociais, que, em última análise, têm sua origem na distribuição da renda no país. Porém, servem para amenizar a situação de calamidade de muitas famílias, dando comida a quem não a tem, e principalmente oferecendo esperanças e perspectivas de uma vida melhor para muitas pessoas, pois como dizia Sêneca: "A fome não é exigente: basta contentá-la; como, não importa."
JARIANA BADARANE

2 comentários:

  1. Nossa que texto profundo e coberto de razoes.Beijos querida..

    ResponderExcluir
  2. Nada menos verdadeiro do que não existe terra suficiente... Ainda não chegamos a esse ponto, o que falta é organização e boa vontade. Os israeliltas irrigaram o deserto e fizeram dele terra fértil, porque não fizemos o mesmo?
    Belo alerta!
    Bj
    Adri

    ResponderExcluir