terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Por uma cultura de paz




A UNESCO define cultura de paz como o conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e modos de vida fundados sobre uma série de aspectos, como, por exemplo, o respeito à vida, ao princípio de soberania, aos direitos humanos, à promoção de igualdade entre homens e mulheres e à liberdade de expressão; o compromisso de resolver pacificamente os conflitos; os esforços desenvolvidos para responder às necessidades planetárias; e a promoção do desenvolvimento entre os povos, porém, guerras étnicas e religiosas colocaram a temática da paz como um dos principais pontos da agenda do fim do século, num mundo onde a violencia e a gerra são vistos como coisas normais e até mesmo necessárias, falar em de paz parece utopia.
Se olharmos para a violência em toda a sua complexidade,vemos que ela não se restringe aos crimes ou agressões de ordem física, mas permeia nossas relações familiares e o cotidiano escolar. Envolve fatores como a exclusão, a omissão e a indiferença entre seres humanos, sem falar nos mais variados tipos de agressões à natureza.
Em cada uma das nossas ações diárias pode permitir-se a Cultura de Paz nascer e crescer, já que a violência começa na mente de cada pessoa concluímos que é aí que também deve nascer a paz.
A Cultura de Paz é a alma do reencantamento do mundo, sem ela não haverá mudanças substanciais, equilíbrio planetário e mundos poeticamente habitáveis, mesmo que para muitos pensar em paz no mundo pareça utópico podemos ver claramente também que se ainda existe essa 'minoria' sonhadora que acretida que a paz no mundo é possivel então ainda há esperança para todos que também fazem parte desta minoria.

A Cultura de Paz se insere em um marco de respeito aos direitos humanos e constitui terreno fértil para que se possam assegurar os valores fundamentais da vida democrática, como a igualdade e a justiça social e essa evolução exige a participação de cada um de nós e de nós a consciência que não existe paz sem desenvolvimento, desenvolvimento sem educação, educação sem democracia, democracia sem uma distribuição equitativa de recursos.
Jariana Badarane

3 comentários:

  1. Muito interessante! Existe algum site onde posso ler mais sobre a Cultura de Paz?
    Obrigada!
    Bj
    Adri

    ResponderExcluir
  2. Adri ...eu sugiro que vc leia: Por uma cultura de paz - Leonardo Boff.
    Ele aborda temas como da possibilidade de cultura de paz e como praticar a partilha de pães!As obras dele são riquissimas!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu acredito que a paz não é uma utopia e se cada um fizesse sua parte o mundo não estaria como hoje! bjos

    ResponderExcluir