sábado, 28 de agosto de 2010

O Islamismo e eu

Eu sou Cristã/protestante, como a maioria sabe, e gosto de expor o que penso mas sempre respeitando a fé do outro idependente da verdade que sigo.
Sempre gostei da cultura árabe...até antes mesmo de casar com um descendente,escolhi um nome árabe para meu filho,sei muitas coisas dessa cultura, falo um pouco a língua, gosto da culinária e foi por todos esses motivos que escolhi para o trabalho da cadeira de Cidadania e fé na faculdade o tema : A mulher e o Islamismo!
Mas só o que eu sabia e toda ajuda que estou tendo de minha irmã e alguns amigos não seriam suficientes, pois eu queria que tudo estivesse comprovado as vezes as pessoas dão seu olhar as pesquisas e isso me deixou preocupada. Foi então que eu resolvi procurar o Centro Islâmico de Recife, quando liguei o atendente logo me disse que eu teria que pegar um oficio na faculdade levar lá, agendar ..só depois teria minha visita, eu pedi para falar com o Xeique pois eu não teria muito tempo ja teria que começar a levantar as informações para o trabalho e queria ver como podeiamos fazer isso o mais rápido possível. Quando ele me atendeu eu prontamente soltei a lingua em as poucas frases árabes que sei : " SALAMALEIKON" pronto as portas se abriram ( Allah ...que bom foi eu ter me interessado em aprender algumas frases em árabe mesmo sem saber porque estava aprendendo...me ajudou muito!) o Xeique achou intessante e me fez algumas perguntas e acabou que me convidou para ir ao Centro Islamico (Creiam: sem oficio, sem agendar! Meu professor falou que fui muitíssimo privilegiada.) o xeique me disse que sou uma pessoa que passo valores na voz e que por isso não precisaria de nada (fiquei toda besta ne claro?!) e ainda pedi se poderia levar meu filho e ele disse que sim...ufaaa...então..começou minha preocupação com a roupa, os modos eu já conheço, mas fiquei com medo de desrespeitar...meu marido me ajudou (ele morou um tempo no Marrocos..mas isso é outra historia!) e la fomos nos eu vestida de SEM GRAÇA: calça jeans, tenis, camisa, e sem um pingo de maquiagem ( aiiiii foi a pior parte! kk)
Chegando lá fui MUITO bem recebida, o xeique como todo bom arabe colocou a mesa biscoitinhos e refrigente e só nos deixou ir embora depois de o Hassan e eu comermos tudo kkkkkk coisas da cultura?? Bom...sai de lá com uma impressão maravilhosa desse povo que eu já admirava e hoje com certeza admiro e respeito muito mais!!!
Ah... o que aprendi em quase 2 horas de aula de teologia Islâmica? Deixo para meus colegas da faculdade no dia de minha exposição!!!! Espero que eles aprendam tanto quanto eu aprendi que indenpendente da nossa verdade, pedagogimente falando e como bons pedagogos, temos que respeitar a cultura e a fé de todos!
Vocês ficam com as fotos da minha visita...CHUKRAM!!!!!!!!!!!



Esse é o meu querido Mabrok Saíde, Xeique do Centro Islamico do Recife, a quem eu só tenho que agradecer muito pela aula que me deu e por toda sua recepção e respeito a minha fé! Chukram habibe!!!!!



Ele e meu pequeno Hassan (ele faz questão dessa foto e eu tratarei de envia-la o mais rapido possivel!)


SALAM!!!!

Jariana Badarane

5 comentários:

  1. Ahh que massa adoreiii!!!!
    ao contrario do que se fala são sim pessoas amáveis e que acima de tudo respeitam a fé das pessoas pena que são tao desrespeitados pela sociedade.
    Salam!!!!

    ResponderExcluir
  2. ola lindona , vc nunca esta sem graca es linda... parabens pelo o trabalho . Ate eu andei ouvindo muito sobre o islamismo nos ultimos dias.....kkkkkk bjim no Hassan e pro ce.

    ResponderExcluir
  3. poxa, que legal essa experiência.. e vc tá certissima, antes de julgar qualquer coisa, seria interessante sabermos mais sobre o assunto... com isso podemos aprender lições belissimas... boa sorte com seu trabalho! bjoks

    ResponderExcluir
  4. Tem um selinho para vc em blog! bjus!!Bom trabalho!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Jari, por tua determinação e teu trabalho de pesquisa.
    Felicidades para voce e sua família hoje e sempre.
    Paz Profunda!

    ResponderExcluir