terça-feira, 20 de julho de 2010

Avaliação da aprendizagem




Este é meu primeiro projeto em metodologia do estudo e da pesquisa e tendo em vista as pesquisas nas obras dos autores que cito veremos ideias de como avaliar e qual seria o método ideal para aferir o conhecimento do educando,trazendo uma proposta desafiadora ao educador.

PROBLEMA:

Avaliar e entender qual o método mais adequado para aferir o conhecimento do educando revisando as possibilidades de melhorar a aprendizagem. Quais os métodos de avaliação deveriam praticar os educadores para um conceito ou nota final na perspectiva da construção do conhecimento significativo dos alunos? Esse é o grande desafio.

HIPÓTESE:

A avaliação da aprendizagem destina-se a servir de base para tomadas de decisões no sentido de construir com e nos educandos conhecimentos, habilidades e hábitos que possibilitem seu efetivo desenvolvimento, por meio de assimilação ativa e cultural da sociedade.

OBJETIVO GERAL:

Desvendar a teia de fatos e aspectos evidentes e subentendidos que delimitam o fenómeno analisado e, em seguida,tentar mostrar um encaminhamento que possibilite uma melhoria ou até transformação de tal situação já que o essencial em avaliação é resgatar os valores que nos tornam humanos.

AVALIAÇÃO OU VERIFICAÇÃO O QUE PRATICA A ESCOLA?

Pais, sistema de ensino, profissionais de educação e alunos têm sua atenções centradas na promoção, ou não, dos educandos de uma série para outra, ou seja, estão sempre na expectativa de aprovação ou reprovação dos educandos, para isso fazem-se os exames avaliativos da aprendizagem.
Os professores utilizam de provas como instrumento de ameaça aos alunos protestando ser um elemento motivador da aprendizagem,porém, acabou tornando-se um instrumento gerador de medo. Os sistemas de exames, com suas consequências em termos de notas e suas manipulações polarizam a todos e o processo ensino/aprendizagem permanecem adormecidos de fato,segundo LUCKESI p.21/2005 "a nossa prática educativa se pauta por uma pedagogia do exame". Se o educando vai bem nas provas fica "provado" que ele aprendeu, mesmo sem saber quais meios que esse educando usou para realização dessa prova, as notas são operadas como se nada tivessem a ver com a aprendizagem. As medidas são usadas como números e não expressões de aprendizagem bem ou mal sucedidas, logo, a avaliação não pode ser reduzida apenas ao controle e julgamento de resultados finais.
Tradicionalmente a prática de avaliação desenvolvida na escola tem se constituído em prática de exclusão, o educador elabora suas provas para "provar" os alunos e não para auxilia-los na aprendizagem, ou até mesmo em muitos casos, elaboram provas para reprovar seus alunos. O uso da avaliação como método disciplinar nada tem a ver com a aprendizagem mas sim com o disciplinamento dos educandos com base no medo, segundo LUCKESI p.22/2005 "medo é mecanismo imprescindivel numa sociedade que não opera na transparencia, mas sim nos subterfúgios". O medo é um fator importante no processo de controle social, funcionando como freio às ações supostamente indesejáveis eo processo de avaliação em nossas escolas tem exercido esse papel por meio da ameaça, trazendo consequencias prejudiciais em todos os aspectos tais como pedagógicos: centralizando a atenção nos exames,sem auxilio a aprendizagem do educando, psicológicos: ajudando a desenvolver presonalidades submissas; sociológicos:colaborando com a seletividade social e consequentemente com a exclusão.
Um dos deveres do educador é intervir na formação cidadã dos educandos, ajundado-os a pensar e interagir na sociedade de modo confiante, crítico e fazer com que tomem consciência das contradições sociais e desenvolvam valores para a construção de uma sociedade justa, igualitária e democrática.Implica também em fazê-los adquirir autoconfiança, reconhecendo que suas historias estão inseridas nas historias dos grupos sociais dos quais participam; significa instrumentaliza-los para que tenham acesso a situações sociais e entendam os processos históricos que os excluem de outras situações e possam intervir nessa realidade.De acordo com LUCKESI:

O sistema social não demonstra estar tão
interessado em que o educando aprenda, a partir
do momento em que investe pouco na educação.
Os dados estatísticos estão ai para demonstrar
o pequeno investimento, tanto no ponto de vista
financeiro quanto do pedagógico, na efetiva
aprendizagem do educando.p.99/2005


É fundamental que cada professor se sinta desafiado a repensar o tempo pedagógico analisando se ensina o que é de direito para os educandos e se a seleção de conteúdos capacidades e habilidades são de fato importantes naquele momento, considerando que esses educandos são crianças ou adolescentes que apresentam características singulares dessas etapas de desenvolvimento.
Estabelecer uma contra posição básica entre uma concepção classificatória de avaliação,como a de julgamento de dados, e a concepção de avaliação mediadora na ação pedagógica reflexiva trás uma avaliação a serviço da ação, pois, a avaliação envolve necessariamente uma a ção que promove a sua melhoria, segundo HOFFMANN:

Uma avaliação a serviço da ação
não tem por objetivo a verificação
e o registro de dados do desempenho
escolar,mas a observação permanente
das manifestações de aprendizagem
para proceder a uma ação educativa
que otimize os percursos individuais.p.21 /2001

A avaliação é um diagnóstico da qualidade dos resultados intermediarios ou finais; a verificação é uma configuração dos resultados parciais ou finais. A primeira é dinâmica a segunda é estática, a diversificação de instrumentos avaliativos, por sua vez, viabiliza um maior numero e variedade de informações sobre o trabalho docente e sobre os percursos de aprendizagem.
A avaliação mediadora destina-se então a conhecer, não apenas compreender, mas para promover ações em benefícios aos educandos,logo, avaliar significa compreender a finalidade dessa prática a serviço da aprendizagem e melhoria da ação pedagógica, com objetivo de promover moral e intelectualmente o educando.

Jariana Badarane

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